Blog ativo desde 01/05/2010

domingo, 15 de agosto de 2010

Traquinagem by Sayô



"Ela me desperta sentimentos i-na-cre-di-ta-vel-men-te ternos..."


Caio F. Abreu



"Te digo que é assim que as coisas são, e o fugaz delas é a sua eternidade - não no real, mas na memória de quem lembra."


Caio F. Abreu



"Eu queria arrancar o romantismo de dentro de mim. Queria que meus anticorpos se tocassem e partissem para o combate contra todo esse blá blá blá de amor. Cansei de esperar a declaração de alguém como nos filmes e livros, ninguém está esperando pra me dizer que me amou a vida toda. Cansei de me apaixonar por olhos piedosos, de viver a espera de alguém que talvez nem exista, cansei!"


Verônica H.



"Às vezes é preciso diminuir a barulheira, parar de fazer perguntas, parar de imaginar respostas, aquietar um pouco a vida para simplesmente deixar o coração nos contar o que sabe. E ele conta. Com a calma e a clareza que tem."

Ana Jácomo


"Tem dor que vira companhia. Olhando de perto, faz tempo que deixou de doer, só tem fama, mas a gente não solta. Quem sabe, pelo receio de não saber o que fazer com o espaço, às vezes grande, que ficará desocupado se ela sair de cena. Vazio é também terreno fértil para novos florescimento, mas costuma causar um medo inacreditável. Quando, finalmente, criou coragem e deixou de dar casa, comida e roupa lavada para a tal dor, ela desapareceu."

Ana Jácomo


“Leve. Levíssima. Vista, assim de longe, parecia até borboleta voando. É que essa menina tem uma pressa danada na vida. Pressa de ser feliz que só ela sabe. A tristeza não permanece nela, não. Entra, mas não se aloja. Lá dentro não tem espaço pr'essas coisas. Lá só tem espaço pras bonitezas. Porque a vontade é de céu, não de chão.”

Autor Desconhecido


"Desde quando essas coisas levam muito tempo para acontecer? As coisas certas nunca levam. O homem certo entra na sua vida e você sabe na hora. São os errados que exigem um longo tempo pra gente perceber. Os caras legais derrubam a gente de bunda no chão. Ou é ao contrário? Em todo caso, tive um bom pressentimento em relação a esse homem..."

Daniele Steel


"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais."


José Saramago



“...pois já descobri que se você evitar a vida, ela acontece do mesmo jeito.”


Tati Bernardi



"Nesta vida pode-se aprender três coisas de uma criança: Estar sempre alegre, nunca ficar inativo, e chorar com força por tudo aquilo que se quer."


Paulo Leminski



"Que importa a nuvem no horizonte, chuva de amanhã? Hoje o sol inunda o meu dia."


Helena Kolody



"Dor de cotovelo é pior que arrancar um siso, pior que fratura exposta - aliás, é uma fratura exposta..."


Martha Medeiros



"Cheio de carinho, remexeu no doce, sem empurrar o prato. Preferia a fome: só isso. Pelo longo vício da própria fome — e seria um erro, porque saciar a fome poderia trazer, digamos, mais conforto? — ou de pura preguiça de ter que reformular-se inteiro para enfrentar o que chamam de amor, e de repente não tinha gosto?"


Caio F. Abreu



Eu não espero nada de você... Eu espero por você. Se a paciência foi inventada pra isso, é pra isso que ela vai servir então. E quando você vier, num dia de chuva azul ou sol vermelho, ou dentro de uma noite absoluta, eu estarei com as duas mãos no colo, uma expressão serena e cheia de segredos ardentes pra te contar. Mas não quero assustar você, quero que fique totalmente à vontade pra começar tirando as presilhas do meu cabelo, esparramando-os sobre todos os poemas que você não escreveu pra mim... "Ainda".


Marla de Queiroz



"Quero os que me acham antipática, porque com esses eu tenho afinidade: tenho profunda antipatia por mim."


Clarice Lispector



Afinal, de quantas maneiras um coração pode ser destroçado e ainda continuar batendo? Nos últimos dias, eu tinha passado por muitas experiências que poderiam ter acabado comigo, mas isso não me deixou mais forte. Ao contrario, eu me sentia horrivelmente frágil, como se uma única palavra pudesse me despedaçar.”


Clarice Lispector



Mesmo quando o outro vai embora, a gente não vai. A gente fica e faz um jardim, qualquer coisa para ocupar o tempo, um banco de almofadas coloridas, e pede aos passarinhos não sujarem ali porque aquele é o banco do nosso amor, do nosso grande amigo. Para que ele saiba que, em qualquer tempo, em qualquer lugar, daqui a não sei quantos anos, ele pode simplesmente voltar, sem mais explicações, para olhar o céu de mãos dadas.”


Rita Apoena




"Ainda bem que a gente tem a gente."


Fernanda Mello


"A dor da sua partida trouxe toda a dor do mundo. De uma só vez. Mas agora já passa da meia noite. Não é mais nosso aniversário de fim e, pra te falar a verdade, eu já não sofro mais o nosso fim faz tempo. E pra te falar ainda mais a verdade, eu acho mesmo que você foi o príncipe que eu esperei a vida inteira. Você chegou e me levou embora. Levou embora a menina que tinha medo de sentir a vida e esperava uma salvação para tudo. Quem sobrou é essa desconhecida que se conhece muito bem em suas bizarrices, lê jornais todos os dias, substituiu o bege pela cor do verão, tem uns pais gente boa ainda que malucos, adora os poucos e estranhos amigos, não espera mais pelo cavalo branco mas fica ansiosa pelo início da novela e talvez esteja pronta para amar de verdade. Amar um homem e não um príncipe."


Tati Bernardi



“(...) sossegue, o amor é isso que você está vendo: hoje beija, amanhã não beija, depois de amanhã é domingo e segunda-feira ninguém sabe o que será...”

Carlos Drummond de Andrade


Me nego a viver em um mundo ordinário como uma mulher ordinária a estabelecer relações ordinárias. Necessito o êxtase. Não me adaptarei ao mundo. Me adapto a mim mesma.”

Anais Nin


"(...) não fale, não conte detalhes, não satisfaça a curiosidade alheia. A imaginação dos outros já é difamatória que chegue."


Martha Medeiros



"Ele ousou ouvir algumas palavras doces que ela mantinha em silêncio. Ela foi além, experimentou ler o jogo de letras que ele costumava rascunhar entra a superfície de alguns papéis amassados. Ela disfarçou estar louca e tentou enganar a vontade desconsertada. Ele insistiu na insanidade, riu do disfarce e declarou-se a ela. Ela arriscou substituir o juízo pelo absurdo e o acompanhou até o outro lado. Não houve pedidos de espera, nem promissões. Ouvir a farsa de velhas promessas seria tolice. Ela jogou as normas para amanhã. Ele fingiu não ouvir os outros. E, juntos, fugiram durante uma estação do ano. Ele a ensinou respirar as horas sem ter que pensar nas conseqüências. Ela apresentou a ele alguns sentimentos medidos. Os prazos não foram subestimados e as horas desaceleraram. Seus passos se desajustaram. O desejo consumiu algumas palavras e confundiu os sentimentos novatos. Ele apaixonou-se. Ela morreu de amor."


Ana Carolina


"Construir um ser humano, um nós, é um trabalho que não dá férias nem concede descanso: haverá paredes frágeis, cálculos malfeitos, rachaduras. Quem sabe um pedaço que vai desabar? Mas se abrirão também janelas para a paisagem e varandas para o sol."


Lya Luft



"Eu gosto de pessoas inteligentes que enxergam o mundo com humor. Tem muitas pessoas em quem eu bato o olho e penso: deve ser legal ser amiga dele. É gente que não carrega o mundo nas costas, que fala olhando nos olhos, que não se leva tão a sério, que é franca na hora do sim e na hora do não. É difícil sacar as qualidades de uma pessoa sem antes conhecê-la, mas intuição existe pra isso. Tenho vários amigos que enriquecem minha vida e se encaixam no meu conceito de “pessoas especiais”, mas meu coração é espaçoso e está em condições de receber novos inquilinos."


Martha Medeiros



"Espalhe que o amor não é banal. E que, embora estejam distorcendo o sentido verdadeiro dele nos tempos modernos de hoje, ele existe e é o ingrediente mais importante da vida, a própria porção mágica da Felicidade."


Mário Quintana



"(...) e amigo é isso, aquele que a presença conforta sem precisar de muito gesto ou dramatização."


Martha Medeiros



"Sei que te descrevo em todos os versos que componho,
nos pensamentos que atrevo a ti direcionar
na minha alma, que de repente, vai sutil ao teu encontro.

Sei de todos os erros que fiz pela certeza de acertar,
das semelhanças do eu te amo com o teu amar
e na força que emite sons e vão como o vento a soprar em teus ouvidos.

De todos os dias que nos foram destinados,
das fases que nos mostraram medos e anseios
e de todas as cores que de alguma forma cobriram nossos sentidos.

Sei ainda que, enquanto o barco nos leva por esta vida de sonhos
e pelas veredas do tempo que nos merecem,
vamos contando devagar a eternidade
que manterá forte esse nosso amor..."


Palavras em vão



"Cala-te, [...] calemo-nos todos, há ocasiões em que as palavras não servem de nada, quem me dera a mim poder também chorar, dizer tudo com lágrimas, não ter de falar para ser entendida."


José Saramago



"Ficou na memória dos meus olhos o clarão do sorriso dos seus. Depois disso, tudo o que sorri pra mim com algum sol faz eu lembrar de você."

Ana Jácomo


"Agora me tornarei uma pessoa daquelas que se cuidam para não se envolver. Já tenho um passado, tenho tanta história. Meu coração está ardido de meias-solas. Sei um pouco das coisas? Acho que sim. Tive tanta taquicardia hoje. Estou por aí, agora..."

Autor Desconhecido



“Eu preciso aprender a ser menos. Menos dramática. Menos intensa. Menos exagerada. Alguém já desejou isso na vida: ser menos? Pois é. Estranho. Mas eu preciso. Nesse minuto, nesse segundo, por favor, me bloqueie o coração, me cale o pensamento, me dê uma droga forte para tranqüilizar a alma. Porque eu preciso. E preciso muito. Eu preciso diminuir o ritmo, abaixar o volume, andar na velocidade permitida, não atropelar quem chega, não tropeçar em mim mesma. Eu preciso respirar. Me aperte o pause, me deixe em stand by, eu não dou conta do meu coração que quer muito. Eu preciso desatar o nó. Eu preciso sentir menos, sonhar menos, amar menos, sofrer menos ainda. Aonde está a placa de PARE bem no meio da minha frase? Confesso: eu não consigo. Nada em mim pára, nada em mim é morno, nada é pouco, não existe sinal vermelho no meu caminho que se abre e me chama. E eu vou... Com o coração na mochila, o lápis borrado, o sorriso e a dúvida, a coragem e o medo, mas vou... Não digo: "estou indo", não digo: "daqui a pouco", nada tem hora a não ser agora. Existe aí algum remedinho para não-sentir? Existe alguma terapia, acupuntura, pedras, cores e aromas para me calar a alma e deixar mudo o pensamento? Quer saber? Existe. Existe e eu preciso. Preciso e não quero.”


Fernanda Mello


"O meu erro não foi te amar como eu amo, meu erro foi não dizer a tempo o quanto eu te amo!"


Gean Love



"Se, por medo da frustração, a gente esquece os sonhos mais preciosos que tem e não espalha ações pelo caminho com a intenção de realizá-los, como eles podem lembrar que a gente existe?"

Ana Jácomo


"A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar."


Rubem Alves



“O que a vida quer da gente é coragem."


Guimarães Rosa



- É verdade que os amores eternos nunca morrem?
- É. Ou não seriam eternos.
- Mesmo que a pessoa esteja longe de você?
- Mesmo que a pessoa esteja longe de você ela estará mais perto do que você pensa.
- E como sabemos que aquele amor é eterno?
- Não sabemos. Até um dia.
- O dia em que ele vai embora?
- É. O dia em que ele vai embora mas nunca parte.


Fábio Fabretti





"Amar e esquecer de tudo e quem sou, viver e respirar por ti e amar e amar."

Ennia Carolina



"As manchas roxas na pele tendem a desaparecer num curto período de tempo, com ou sem aplicação de pomada. As manchas que os sustos colorem na alma, não. Essas precisam de outro tipo de atenção para serem dissolvidas. Atenção e muita, muita, paciência."

Ana Jácomo


"Só desejo é estar perto de ti. Sinto saudades terríveis."


Clarice Lispector



“E descobri que somos muitíssimo mais capazes de suportar a dor do que supomos."


Caio F. Abreu



“Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho… o de mais nada fazer.


Clarice Lispector



"Por baixo das palavras que dizes, percebo que há outras que calas."


José Saramago



“Ora, a solidão, ainda vai ter de aprender muito para saber o que isso é, sempre vivi só, Também eu, mas a solidão não é viver só, a solidão é não sermos capazes de fazer companhia a alguém ou a alguma coisa que está dentro de nós.

José Saramago



"Não há quem não feche os olhos ao cantar a música favorita. Não há quem não feche os olhos ao beijar, não há quem não feche os olhos ao abraçar. Fechamos os olhos para garantir a memória da memória. É ali que a vida entra e perdura, naquela escuridão mínima, no avesso das pálpebras. Concentramo-nos para segurar a dispersão, para segurar a barca ao calor do remo. O rosto é uma estrutura perfeita do silêncio. Os cílios se mexem como pedais da memória. Experimenta-se uma vez mais aquilo que não era possível. Viver é boiar, recordar é nadar."

Fabrício Carpinejar



“Um dia desses separo um tempinho e ponho em dia todos os choros que não tenho tido tempo de chorar.”

Carlos Drummond de Andrade

A alma é uma borboleta... há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose."

Rubem Alves



"Estou sempre de partida, malas feitas, portas trancadas, chave em punho. No fundo eu quero dizer "Me impede de ir. Fica parado na minha frente e fala que eu tenho lugar por aqui, que não preciso abandonar tudo cada vez que a solidão me derruba. Me ajuda a levar a vida menos a sério, porque é só vida, afinal." E acabo calada, porque não faz sentido dizer tudo isso sem ter pra quem."


Verônica H.



"O bicho homem não faz outra coisa a não ser pensar no amor. "


Caio F. Abreu