Blog ativo desde 01/05/2010

domingo, 25 de julho de 2010



“Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro.”



Rubem Alves


“Fazia muito tempo que eu não tinha vontade de sorrir para nada nem para ninguém, então era extraordinário que ele conseguisse perturbar assim os cantos de meus lábios.


Caio F. Abreu


“Não me lembro mais qual foi nosso começo. Sei que não começamos pelo começo. Já era amor antes de ser.



Lucilene Machado


“Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei. Pergunte, sem querer a resposta, como estou perguntando. Não se preocupe em "entender". Viver ultrapassa todo o entendimento.

Clarice Lispector


“Eu que não gosto de maquiagem, me deixei pintar...
"Não sabia que gostava de circo, amor?!"
Sorriu... Um riso que fere. Pensei.
E o franzir da testa me traiu: Vocação pra ser Palhaço?!! Será?!!
Mas com doçura ele disse: "-Ah, sai com água..."
E desde então tenho chorado...
- Não!! Não sai com água!! Sai com o tempo?!!
Ah, Sim. Haveria de sair...
É o tempo que permite ao mar lentamente esculpir a pedra...
Sorri. Consolada.
Houve diversão? Houve sim Senhor!
Mas agora havia a dor... ou seria apenas vaidade ferida?!!”

Cecília Braga


“Quero controlar nervoso o relógio, mil vezes por minuto, antes de ouvir o ranger dos teus sapatos amarelos sobre a madeira dos degraus e então levantar brusco para abrir a porta, construindo no rosto um ar natural e vagamente ocupado, como se tivesse sido interrompido em meio a qualquer coisa não muito importante, mas que você me sentisse um pouco distante e tivesse pressa em me chamar outra vez para perto, para baixo ou para cima, não sei, e então você ensaiasse um gesto feito um toque para chegar mais perto, apenas para chegar mais perto, um pouco mais perto de mim.


Caio F. Abreu


Não sei se em algum momento cheguei a ver você completamente como outra pessoa, ou, o tempo todo, como Uma Possibilidade de Resolver Minha Carência. Estou tentando ser honesto e limpo. Uma possibilidade que eu precisava devorar ou destruir. Porque até hoje não consegui conquistar essa disciplina, essa macrobiótica dos sentimentos, essa frugalidade das emoções.”



Caio F. Abreu


“Endureci um pouco, desacreditei muito das coisas, sobretudo das pessoas e suas boas intenções.”



Caio F. Abreu


“Tem muita gente que se distrai e é feliz pra sempre, sem conhecer as delícias de ser feliz por uns meses, depois infeliz por uns dias... Viver não é seguro. Viver não é fácil. E não pode ser monótono. Mesmo fazendo escolhas aparentemente definitivas, ainda assim podemos excursionar por dentro de nós mesmos e descobrir lugares desabitados em que nunca colocamos os pés, nem mesmo em imaginação. E, estando lá, rever nossas escolhas e recalcular a duração de "pra sempre". Muitas vezes o "pra sempre" não dura tanto quanto duram nossa teimosia e receio de mudar.


Martha Medeiros


"...que seja doce o dia quando eu abrir as janelas e lembrar de você. Que sejam doce os finais de tardes, inclusive os de segunda-feira - quando começa a contagem regressiva para o final de semana chegar. Que seja doce a espera pelas mensagens, ligações e recadinhos bonitinhos. Que seja (mais do que) doce a voz ao falar no telefone. Que seja doce o seu cheiro. Que seja doce o seu jeito, seus olhares, seu receio. Que seja doce o seu modo de andar, de sentir, de demonstrar afeto. Que sejam doce suas expressões faciais, até o levantar de sobrancelha. Que seja doce a leveza que eu sentirei ao seu lado. Que seja doce a ausência do meu medo. Que seja doce o seu abraço. Que seja doce o modo como você irá segurar na minha mão. Que seja doce. Que sejamos doce..."



Caio F. Abreu


“Quero me desculpar. Aliás, me desculpar é pouco, eu quero pedir sinceras desculpas, confesso perdão a você. Sim, eu errei com você e preciso me desculpar. Eu errei com você, em todos os sentidos e caracteres da palavra erro. Errei e preciso me desculpar. Sim, é isso mesmo, ME PERDOE, ME DESCULPE! Me desculpe por ter te amado, me desculpe por ter sido amigo. Me desculpe por ter feito por você tudo que eu gostaria que tivessem feito por mim. Me perdoe por ter te oferecido o que eu adoraria que tivessem me dado. Me desculpe por todas as vezes que eu tentei, desculpe o tanto que te incomodei, se insisti, se não me limitei à minha insignificância física, sentimental e comportamental perante sua grandeza e a dos que te rodeiam. Me desculpe por tudo, quem sabe, usando o nada que restou de nós.

Tira o sapato e deixa a pedra cair... pronto! Está livre de mim. Deixa tudo assim. Sabe o que é? Não adianta eu virar a página, não adianta eu arrancar a página se eu sempre voltar para comprar o mesmo livro! Não tem vilão, não tem mocinho, tem gente. Ninguém precisa se culpar, ninguém precisa se esconder, mas devemos respeitar. Não mandamos no que sentimos, não escolhemos a quem amamos, mas escolhemos o que fazemos. É por essas e outras que meu cachorro dorme lá fora no quintal e eu durmo aqui dentro: sou um ser racional, capaz de decidir meus atos. Portanto, controle-se!

Por que se importar tanto comigo? Por que se importar com o que eu falo, grito ou digito? Você nunca se importou muito comigo, não precisa começar agora. Deixa a poeira baixar e depois cataremos o que nos sobrou jogado ao chão. Agora não é o momento, agora não é o tempo, nosso tempo passou, mas não precisamos passar do limite. Seja feliz, é o que sempre te tentei, é o que quero que consiga. Eu era feliz até achar que só você poderia me fazer feliz, então eu só preciso voltar a não achar.

Um dia a gente se encontra e isso tudo passa. Até lá, desculpe, não posso fingir, aliás eu posso fingir, mas eu não quero mais fingir! É que agora eu sou alguém que aprendeu a respeitar as minhas vontades e a não mais passar por cima delas em benefício das suas ou das de ninguém. Não me tornei egoísta, mas preciso de um tempo para mim. Ninguém vive minha dor, ninguém vive minha vida, então EU tenho que decidir o que fazer. Por favor, pelo menos uma vez na vida me respeite: DEIXA EU TE ESQUECER, permita que eu me desapaixone!

Ainda assim, meu caro, me desculpe. Você não achava que eu lhe amaria todo este tempo, desculpe, mas eu tive que te decepcionar. Você não achava que eu seria capaz de me afastar, desculpe, mas eu novamente lhe decepcionei. Agora você deve achar que eu voltarei atrás como da última vez, então, já peço desculpas antecipadas, baby, pois novamente eu terei que lhe decepcionar. Não se preocupe, a vida é assim, você super erra, mas supera (ou não)!”


Ruleandson do Carmo


“(...) Você deixou a porta entreaberta, eu fechei. Fecho. Se abra inteiro, encontre alguma menina interessante, me deixe passar. O meu amor foi grande. É imenso. É sempre teu. Mas não mais vivemos juntos nele. Ainda penso conseguir um dia estar ao teu lado, saber te ouvir, arranhar teus ouvidos com meus sorrisos, ficar horas pendurada ao telefone. Me engano, assim, para doer menos. Já doeu demais. Continuo a te querer bem. Respeito nosso relicário. Respeito você. Sempre que noto as coisinhas construídas que me foram deixadas, me sinto bem. Faz cócegas ter você me alicerçando. Amores de ontem, todavia, devem ficar na poesia intocável. Por isso afirmo que aqui, nesse parágrafo, estou me despindo de você. Deixo tudo. Vai haver um ponto final adiante, porque aprendi a usá-lo. Deixo aqui. Não aceito devoluções. Se não for teu, sempre será de alguém. Te abraço com calma, para que os corpos solucem todos os beijos que não foram dados. Te entrego alguma coisa bem bonita. Que todo o amor que deixei seja teu, ainda que levado por outro alguém. Que o coração jamais se apague.”


Jaya Magalhães


“As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela. Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém. As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida. Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida. Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você. O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!”


Mário Quintana


“Afinal de contas, se a vida andou sem mim, não faz sentido nenhum eu parar por alguém que eu, em algum momento, resolvi deixar pra lá.”



Rani Ghazzaoui


“Ele riu. Deixou a cabeça pender para um lado e me deu o olhar mais afetuoso do mundo, antes de dizer: "Querida, só existe duas coisas no mundo: o que a gente quer e o que a gente não quer".”


Martha Medeiros


“Eu não sei - e não quero - não escolher você.”


Rani Ghazzaoui



“Nesse lugar de calma e clareza, não há nada a desejar. Nada a esperar. Nada a buscar. Nenhum lugar onde ir. Eu me sinto sentada sob a sombra de uma árvore generosa, numa tarde azul sem pressa, os pássaros bordando o céu com o seu balé harmonioso. O meu coração é pleno, nenhuma fome. Plenitude não é extensão nem permanência: é quando a vida cabe no instante presente, sem aperto, e a gente desfruta o conforto de não sentir falta de nada.

Ana Jácomo


“Então sorrir e afastar com delicadeza as inúteis durezas...”



Caio F. Abreu


“Alguns sentem vida, sentem beleza, sentem amor, com doses de conta-gotas. Eu, não: é uma chuvarada dentro de mim.”


Ana Jácomo


“Não que fosse impossível, mas como amar alguém que não ouve a mesma canção? Como amar alguém que não decifra o que há na música, que não entende só a melodia, que não vê a poesia na letra e se emociona? Como não perceber as possibilidades de um amor louco ou breve na canção que se descreve? Como não precisar quando a voz vibra de saudade ou de dor? Não se ama alguém que não ouve. Não se planeja uma vida com alguém que não ouve a mesma canção, não se preocupa com a poesia, que não a entende, nem a sente, nem a perpetua. Vida sem poesia, não sobra nada, nem amor para o próximo dia.

Não se ama alguém que não tenha um livro de Lya Luft, um cd do Chico ou de Maria Bethânia, um quadro na parede e um amor do passado. Aliás, não se ama alguém sem passado, sem história, sem uma saudade de alguma coisa que até quando você olha nos seus olhos sente arder. Quem tem saudade, tem alguma coisa boa que vem desde muito tempo. Não se ama alguém pronto, alguém preparado, alguém seguro de tudo. Só se ama alguém que ainda podemos ver crescer, crescer junto com o que também queremos ser.

Não se entrega um sonho nas mãos de alguém que não ouve a mesma canção, de alguém que não ocupa o teu pensamento todo, e não te retribui em dobro o gesto e o riso. Não se ama alguém que não lê jornais, que não come besteiras, que duvida no toque do telefone. Não se ama alguém que não conhece teu perfume, teu prato e teu lugar preferido. Que não percebe que teu temperamento não é teu signo, que não acredita no que você daria a vida. Não se ama alguém em quem não se confia de olhos fechados e de coração aberto. Não se apaixone por alguém que não ouve a mesma canção, nem goste de matinês e cafeterias.

Não se ama alguém que não tenha plantas em casa, não use tapete na porta de entrada e não tenha talheres de inúmeras cores. Não se ama alguém que derrete na chuva e se torra no sol. Não se ama alguém que não viaja, que não planeja, que não tenha expectativas, nem que sejam mínimas e tolas. Não se ama quem fala pouco, quem gesticula antes da palavra e que não cante junto com a música. Não se ama quem nunca quebrou um copo, quem nunca esqueceu as chaves, quem está satisfeito com a cor da sala, quem não tem compromisso, quem perde a hora, quem joga extratos fora, quem se muda toda hora, que não tenha manias, que não acorde com o rosto amassado de manhã. Desconfie se não te olhar nos olhos, se não te der segurança no dar das mãos, se mudar de assunto no domingo de manhã e principalmente, com toda certeza, desconfie, mude, termine se não ouvir a mesma canção.”


Cáh Morandi


É uma benção inestimável receber amor. Mas quando a gente dói, precisa cuidar da própria dor com o carinho com que gostaríamos de ser cuidados pelos outros. Com a atenção e a suavidade com que tantas vezes cuidamos de outras vidas.
Os beijos bons precisam começar em nós.


Ana Jácomo


“Das melhores coisas dessa vida: Dizer sim, quando ele pergunta se eu posso. Seja lá o que for.”


Briza Mulatinho


Porque gostei muito que você tivesse vindo, deu vontade de ficar mais tempo junto, deu vontade de levar essa história até o fim - e eu não tenho a menor idéia do que você pensa a respeito.”


Caio F. Abreu


“Não existia depressão, não existia abstinência. A esperança de que ele ligasse ou aparecesse ou ficasse para sempre fazia a vida ser boa não importasse a espera.


Tati Bernardi


“Entenda, a vida tem me embalado de um jeito tão único que só encontrei meus passos com total entrega. Quando desando, sei bem o que quero... mas não sei se posso. Não quero licença para ser feliz. Não mais.

Cecília Braga


“Dentro do peito, no entanto; havia ainda aquele ponto brilhante, incandescente, de onde saía uma chuva de pequenas fagulhas. Era quase insuportável. Ela mal tinha coragem de respirar, por medo de atiçar aquele fogo ainda mais; contudo, respirava fundo... fundo. Quase não tinha coragem de olhar-se no espelho frio; mas olhou, e ele mostrou-lhe uma mulher radiante, com lábios trêmulos, sorridentes, grandes olhos escuros e um ar de quem está à espera de que alguma coisa... divina aconteça. Ela sabia que iria acontecer... infalivelmente...”


Katherine Mansfield

“Vontade de dormir, de desistir, fugir, sair correndo, esquecer aquele suplício. Medo. Os outros também se sentiriam assim, fragilizados pela emoção, sucumbidos pela espera?


Fernando Sabino


“Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz.”

Antoine de Saint-Exupéry


“Fico pensando às vezes como deve ser bom ligar e dizer "aconteceu algo terrível, sinto que não vou suportar" e ouvir "senta e me espera, to indo agora te ver".”


Camila Meneghetti


“Eu queria saber como é que se guarda alguém pra sempre, sem o fio que amarra os dias.”


Briza Mulatinho


“Porque antes eu tinha... uma alma mansa, um sorriso pouco, uma esperança diminuta, uns olhos opacos. E então tu apareceste com todas tuas mil cores, teus gestos bonitos, tua paz, teus beijos enlouquecidos, teus lábios ansiosos, teu corpo em brasa, tua delicadeza, tuas delícias, tua forma de amar. E o meu planeta começou a ter pinceladas vermelhas e passou a se chamar "Amor".


Natália Anson Lima


“Pra mim, ele não tem mais nome, não tem mais rosto, não tem mais nem registro de saudade. Eu não lembro de mais nada do jeito dele e não faço idéia do tom de voz que ele tem. Ele ficou no passado de verdade, com todo o esquecimento que o tempo é capaz de conferir à coisas que foram, mas deixaram de ser. A questão aqui não é o que eu sinto ou senti por ele, mas é o que dele sobrou em mim.”


Rani Ghazzaoui